Quais as 15 melhores cidades do Brasil para empreender? Descubra!

Estudo destaca a importância das Empresas de Alto Crescimento na dinâmica econômica brasileira.

Altos investimentos, condições logí­sticas e tamanho do mercado, essas são as características que levaram a cidade de São Paulo a ocupar o primeiro lugar no índice de Cidades Empreendedoras 2015, elaborado pela Endeavor. A organização realizou uma análise de 56 indicadores e concluiu o pódio com as cidades de Florianópolis (SC) em 2º e Vitória (ES) em 3º lugar.

Os sete pilares principais considerados para elaboração do ranking foram: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora, e o ranking ficou assim:

1 São Paulo (SP)

2 Florianópolis (SC)

3 Vitória (ES)

4 Recife (PE)

5 Campinas (SP)

6 São José dos Campos (SP)

7 Porto Alegre (RS)

8 Curitiba (PR)

9 Joinville (SC)

10 Rio de Janeiro (RJ)

11 Maringá (PR)

12 Ribeirão Preto (SP)

12 Belo Horizonte (MG)

14 Goiania (GO)

15 Sorocaba (SP)

São Paulo foi considerada o melhor ambiente para abrir uma empresa por representar 10% do PIB nacional, concentrar 60% dos investimentos de capital de risco do Brasil e por ser um hub logístico: dos maiores aeroportos à  proximidade com o Porto de Santos.

Já Florianópolis, que ocupa o segundo lugar, tem entre seus pontos fortes o capital humano, sendo uma cidade com excelente mão de obra e inovação. Segundo a análise, cerca de 60% dos universitários de Florianópolis são formados em cursos de excelência, 36% da população adulta tem ensino superior e, mesmo com menor porcentagem de investimentos em relação à São Paulo, tem proporcionalmente mais gente qualificada para inovar – a cada 100 empresas, há 18 mestres e doutores na área de Ciência e Tecnologia.

Os outros destaques da pesquisa ficaram para as estreantes Campinas, São José dos Campos e Joinville que ficaram á frente do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A Endeavor também destacada o Nordeste como região que tem implantando uma cultura empreendedora forte.